Mas afinal, o que é a troika?

A troika é formada por três elementos, a Comissão Europeia, o Banco Central Europeu (BCE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI). Foi a troika que avaliou as contas reais de Portugal para definir as necessidades de financiamento do país.

Conclusão, não foi só o FMI que financiou Portugal, nem foi só o Banco Central Europeu que negociou com o Governo. A troika foi responsável por toda a acção de reestruturação económica do país.

Troika em Portugal

A equipa da troika que negociou e avaliou o programa de resgate financeiro a Portugal era composto por Jürgen Kröger (Comissão Europeia), Poul Thomsen (Fundo Monetário International) e Rasmus Rüffer (Banco Central Europeu).

A troika foi responsável por negociar as condições do resgate financeiro na Grécia, no Chipre, na Irlanda e em Portugal, assim como avaliar o seu cumprimento.

Pin It

154 comentários

  1. Olá Luís. Parabéns pelo explicação que foi bastante esclarecedora.

    Sou brasileiro com nacionalidade portuguesa e gostaria de saber qual é a real situação de portugal. Você poderia me dar sua opinião, de como será os próximos meses em relação a empregos e políticas sociais? O que vai significar a entrada desse dinheiro da “Troika”, vai realmente colaborar para o país se levantar?

    Obrigado

    • A opinião que te dou é: vai para o teu país. RÁPIDO que quem paga primeiro é quem é preguiçoso, também conhecido por povo brasileiro ;) E já que vocês passam a vida a dizer que Portugal é pobre não entendo a vossa persistência em vir para cá. Abraços lusos

      • Concordo inteiramente com Eduardo. Não sei o que os brasileiros vão fazer a Portugal, um pais atrasado e decadente. Na minha opinião fujam todos os estrangeiros de Portugal…esse pais não tem futuro

        • esse tipo de observaçoes so mostra que nao tens a informaçao necessaria, nem sobre a historia da humanidade, nem sobre o que é politica, nem sobre o que se tem passado na europa nos ultimos anos, nem sobre o que é e como age a uniao europeia e que consequencias NEGATIVAS tem e como é que isso afectou portugal. nao sabendo isto, tambem nao deves saber quais sao as soluçoes nem como escolher entre elas, pq se nao sabes o que disse antes, e isso é comprovado pelo teu comentario, nao sabes o que é um país e esse é que é o problema de Portugal, que agora que está no fundo, nao consegue sair, porque as pessoas nao conseguem perceber todas o que se passa. andam por ai a mandar tiros ao ar como tu com este comentario.

          • Carissima Fernanda Santos, o problema de Portugal não foi pelo que se passou na Europa, a prova é que dentro da Europa temos Países que não estão em crise e apresentam um crescimento em termos de P.I.B. O nosso problema foi que criamos um Estado Social que não temos suporte financeiro para o manter, o outro problema é que depois do 25 de Abril fomos delapidados por politicos corruptos.

        • Vocês são completamente ignorantes. Em primeiro lugar como é que é possivel dizer que Portugal é um país ATRASADO e DECADENTE?? Que merda de português é que diz isso do seu próprio país?? As coisas por cá podem não estar muito boas, mas também não estão assim tão más, ainda vivemos num cantinho do céu. Além disso há crise para aquelas pessoas que se encontram desempregadas, porque para aqueles que continuam a ganhar o seu ordenado está tudo normal, apenas tiveram que readquirir alguns novos hábitos. Mas se houve uma crise tão intensa, os hóteis no algarve não se encontravam lotados nas férias de verão nem no dia de todos os santos ter-se-ia gasto milhões de euros em flores para por na campa daqueles que já faleceram (tremenda hipocresia) e esse dinheiro podia ter sido doado àqueles que mais precizam e não a mortos e enterrados que já não causam beneficio nenhum à sociedade, se as pessoas gostassem mesmo desses entes queridos falecidos teriam feito coisas boas por essas pessoas enquanto viviam, e não agora que estão mortas. Mas, na verdade, o que mais me choca é ouvir este ignorantes falar mal do próprio país, quando milhares de estrangeiros vêem cá e dizem que é um país maravilhoso. Pode haver corrupção, mas isso há em todo o lado, e não existem sistemas perfeitos. Já para não falar que muitos brasileiros estão cá a trabalhar decentemente e a descontar como os portugueses e contribuem para a economia portuguesa, pois há muitos chulos portugueses que preferem ficar em casa a ganhar o subsídeo de desemprego do que aí fora a trabalhar e a ganhar o ordenado mínimo (que é inferior ao subsideo), e da mesma forma que há brasileiros que nada querem com o trabalho há portugueses iguais, que passam as tarde na tasca do tio zé a furtar rendimentos que serviam pra outras pessoas com mais necessidades. É por conta de pessoas como a senhora Isaura, o senhor Eduardo Cunha e a senhora Eduarda Ferreira, que compreendemos o porquê de tanta ignorÂncia quando abrem a boca. Ganhavam mais em ficarem calados.

          • MUITO BOA RESPOSTA, EDUARDA CRISTINA,
            Sou brasileiro, moro no Brasil, mas admiro Portugal, pois sou descendente de portugueses e italianos. Acho que opiniões raivosas, como as destas pessoas que você citou, não ajudam a melhorar os laços de amizade entre os dois países: há brasileiros e Brasileiros, como também, há portugueses e Portugueses. Não podemos confundir as coisas! Melhor seria se deixássemos o ódio de lado e pudéssemos escolher o país que gostaríamos de viver… se um brasileiro, principalmente descendente de portugueses, resolvesse viver em Portugal, por que não deixá-lo?!. Da mesma forma, se um português decidisse viver no Brasil, por que impedi-lo?! Somos povos unidos por laços extremamente fortes, e não poderemos, nunca, negar isso!
            Há um fato novo acontecendo: as empresas portuguesas, principalmente do ramo editorial, estão a buscar novos mercados no Brasil e, quem sabe, estes que aqui criticaram tanto, não acabem a trabalhar numa filial destas editoras, instaladas no Brasil… Eu pretendo trabalhar em uma delas e, quem sabe, um dia não poderei trabalhar em Portugal, pelo menos, por algum tempo, numa espécie de intercâmbio! Pensem nisso!

          • Oh Eduarda tu vives aonde? ou tens alguém na familia que é politico? Ou seja suga o sangue, suor e lágrimas dos Portugueses é que tirando esses e as Empresas amigas do governo andamos todos cheios de fome e sem dinheiro…

          • È isso aí Eduarda Cristina, ha muita coisa boa em Portugal!! Á 7anos q estou em Portugal e não vejo coerencia na reaçao das pessoas… só se alarmam, criticam, protestam, mas não vão ao ponto principal de q ha esperança para o país melhorar, se todos opinarem para uma idéia incomodista em vêz de comodismo e conformismo.

          • Aplausos para sua resposta, Eduarda. Sou brasileiro, tenho amigos que viveram aí, adoraram e falam muito bem do país e do povo. Não entendo esse ódio com os brasileiros, porque aqui no Brasil não há o ódio contra os portugueses, que sejam bem-vindos os que vierem. Agora, não interessa a nacionalidade e o país, a verdade é que os fracos e mal-preparados sempre vão buscar alguém para culpar pelo seu fracasso.

          • Pois é amiga Cristina, um dos piores flagelos da humanidade é ignorar a existência do outro.
            Como considerar que as coisas não estão tão críticas assim, se VC NÃO ENXERGA, NÃO OBSERVA, AS DIFICULDADES DO (A) DESEMPREGADO (A) QUE RESIDE AO SEU LADO?
            Hoje, neste momento, é apenas uma solitária pessoa –, desempregada. No entanto, amanhã estará vc, como tantas outras pessoas, passando pelas mesmas dificuldades.
            Não devemos ter o nosso “NORTE” voltado apenas para o nosso “umbigo”.
            Porque essa “TROIKA”, de caso pensado, já está preparando o mesmo “PAU QUE HOJE, ESTÁ BATENDO NO CHICO, AMANHÃ, COM CERTEZA VAI BATER EM FRANCISCO”. E, ESSE FRANCISCO, COM CERTEZA PODE SER VC!
            Até, por uma questão lógica do CAPITALISMO, que á da mesma do “ESCORPIÃO”. Ora, se eles praticam o canibalismo, o que esperar ?

        • Quanta besteira escrita nestes comentários. Portugal, Brasil. Não se pode comparar um país com o outro, em nada. Brasil um continente imenso, cheio de diversidades, tem muito a ser feito. A terra é muito rica, dá de tudo o ano inteiro, tem muito a ser feito em infraestrutura. Estradas, ferrovias, portos, saneamento e outros, sem contar com grandes investimentos na saúde, educação e segurança. É só acompanhar o crescimento do PIB, o aumento da arrecadação de impostos, a venda de automóveis e caminhões e produtos de todo tipo. O Brasil em 2014 passará de 30 marcas de fabricas de carros, acho que não existe em outro país essa marca.
          Concordo que o Brasil está passando por grandes dificuldades relacionadas à corrupção, o aumento de crimes, roubos, furtos, turismo sexual, não existe segurança em grandes capitais do país. Por outro lado a maioria das cidades médias são tranquilas. O povo acordou há pouco tempo para exigir do governo os seus direitos, acredito que vai melhorar. Dos trinta partidos políticos existentes hoje, não existe nenhuma diferença são todos iguais.
          Portugal é um país que já tem toda infraestrutura, é necessário apenas fazer a manutenção. Não se deve fazer comparação entre um país e outro, é diferente. Portugal tem uma historia triste. Desde Salazar se pensou em fazer o país rico, mas esqueceram do povo. O banco de Portugal cheio de ouro e o povo passando fome, teve que imigrar para todas as partes do mundo, e o que voltou a ocorrer recentemente, TRISTE isso. Sem contar o preconceito que existe dos portugueses residentes em Portugal com os portugueses imigrantes, desde as repartições publicas, policia, comercio e o povo em geral não vê no imigrante um trabalhador e que traz divisas para seu país, Portugal.
          Eu Sou Português, tenho dupla cidadania, vim para o Brasil há muito tempo e hoje convivo em Portugal e Brasil, o que escrevo é parte da realidade vivida pelos dois países e, não entendo porque os portugueses ofendem os brasileiros e você versa. Falam uma só língua. No passado, o Brasil precisou da imigração portuguesa e, Portugal precisou da imigração brasileira. Os dois países tem grandes dificuldades e ficam se ofendendo a troco de Que??????????????

      • Faço das suas palavras as minhas,essa brasileirada toda nao gosta de trabalhar,já sabe o que gostam de fazer nem será preciso dizer….

          • VOU FREQUENTEMENTE AO BRASIL.A MISÉRIA QUE EXISTE NO BRASIL É BEM MAIOR DO QUE A QUE EXISTE EM PORTUGAL.VOCÊS NO BRASIL MISTURAM O QUE É CRESCIMENTO COM O QUE É QUALIDADE DE VIDA.PORTUGAL ESTÁ ESTAGNADO O BRASIL A CRESCER, MAS ANGOLA TAMBÉM EM CRESCIMENTO E A MAIORIA DA POPULAÇÃO VIVE EM BARRACOS ENQUANTO MEIA DÚZIA DE ANGOLANOS SÃO BILIONÁRIOS. O MESMO SE PASSA COM O BRASIL.MOREI NO INTERIOR DE UM ESTADO NO BRASIL. A MISÉRIA É TRISTE. POLÍTICOS SÃO CORRUPTOS. GASTAM FORTUNAS COM SHOWS DE FORRÓ E NEM UM PARQUE PARA AS CRIANÇAS BRINCAREM EXISTE, APENAS UM EXEMPLO….NÃO CONFUNDA CRESCIMENTO COM QUALIDADE DE VIDA, EDUCAÇÃO E SAÚDE…..A SAÚDE NO BRASIL É PARA OS RICOS QUE PODEM TER UM PLANO DE SAÚDE….A RIQUEZA NO BRASIL É TÃO GRANDE QUE NEM SE OUVE FALAR NEM SE VÊ NA TV OS CRIMES QUE EXISTEM, OS ROUBOS..ETC………PORTUGAL ESTÁ MAL ACREDITO QUE POR MAUS POLÍTICOS UM MAU SISTEMA FISCAL E POR CAUSA DO SISTEMA FINANCEIRO………O BRASIL TEM MUITO MAIS MISÉRIA QUE PORTUGAL PODE TER A CERTEZA…CONHEÇO BEM AS DUAS REALIDADES…..FALO TENDO MORADO NO BRASIL, SENDO CASADO COM UMA BRASILEIRA E TENDO 2 FILHOS BRASILEIROS………….

        • Cara Isaura Cardoso,

          Nunca abra a boca para falar antes de informar-se da história do seu país “Portugal” e por qual motivo ele encontra-se nesta situação. Primeiramente é por pessoas da sua qualidade de QI baixo que esse país não anda para frente. É uma pena que aqui tenha pessoas como vc, pois adoro Portugal, mas sou brasileira e vivo aqui. Trabalho ,faço faculdade de Direito, pago meus impostos e não devo nada a ninguém. E vc deve ser mais uma daquelas desempregadas que não tem coragem para trabalhar e vive do subsidio de desemprego. Ou daquelas que trabalha mas só vive reclamando da vida e assistindo a casa dos segredos. Por um acaso vc sabe quantos portugueses vivem no brasil atualmente? de certeza que não, já que vc nunca foi lá, pois se tivesse condições de lá ir, nunca diria isso dos brasileiros. Não generalize por uma minoria. Existem pessoas boas e más em toda parte do mundo. Isso que vc disse é muito feio e mostra que é uma pessoa racista. Procure ler, viajar e adiquirir um pouco de cultura.
          Obrigada pela atenção.

          • Cara concidadã(?). Em primeiro lugar não sou desempregada e muito menos uma pessoa de QI baixo. Sou Portuguesa porque os meus pais assim o quiseram.
            Quanto ao pagamento de impostos, se trabalho, desconto, se estudo e não trabalho, como deve ser o seu caso, não pago impostos. Não sou racista, mas sempre sei distinguir as cores, branco é branco preto é preto…

        • Gostamos de fazer o que muitas mulheres gostariam, mas não fazem, ou fazem muito mal, simplesmente, porque ninguém quer fazer com elas.

        • Eu subscrevo !!!! Vivo fora de Portugal e Nem vou a Portugal todos os anos .vivo num pais dos mais estaveis economicamente Da europa mas amo o meu pais a minha historia as minhas raizes e tenho urgulho que Depois de 50 anos de ditadura o meu pais nao tem de que se envergonhar Da situacao actual , vivemos tempos dificeis e a crise e mundial . Nunca se esquecam de onde vem se querem saber onde devem ir

        • E o que a Sra. Isaura gosta de fazer? De que que falas? As pessoas tem o direito de ir e vir e escolher o pais onde morar. Não esqueça que existe um acordo entre este dois país. Ou A Sra não conhece a “historia”. Tenho certeza que se tivesse a oportunidade de viver no Brasil os brasileiros iriam recebe la de braços abertos. Ta chegando um tempo minha SÁBIA senhora que nós portugueses é que vamos imigrar para o Brasil. Já tentou conhecer, aproximar de um brasileiro? Acho que não. Por que se conhecesse a fundo, não diria asneiras .

          • Esta senhora não deve é ter cultura nenhuma, pensa que o mundo só gira á volta dela.Os bresileiros são pessoas fantásticas há de tudo assim como os portugueses.Sou portuguesa e tenho amigas brasileiras que são pessoas maravilhosas e trabalhadoras ao contário de si que deve passar os dias na cama ou na rua a falar não da sua vida mas da vida das outras pessoas. Vá mas é trabalhar.

          • Essa Sra. Isaura saiu-me uma perfeita atrasada mental… Tenho dupla nacionalidade, mas nunca invoco a portuguesa, percebe agora ?

        • a BRASILEIRADA FICA AQUI FAZENDO O TRABALHO SUJO QUE É LIMPAR O RABO DOS VELHOS QUE OS TUGAS NAO TEM CORAGEM SEUS DOMEM SUJO KKKKK

        • Dona Isaura, me admira muito a sua iguinorancia… me parece ser uma ideia daquele tipo de pessoas q gostam de ir aos ca´fes a falar da vida dos outros e esquecem da sua. Não querendo onfender a ninguém, mas a sete anos q esou em Portugal sempre trabalhei 10 e taé 16 horas por dia, ao contrario de muta gente se passar 1 minuto do horario de trabalho , ja começam a refilar. e além o mais vc não me parece um pessoa bem informada, pois julgar as pessoas me parecem pobres preconceito, alem de roubar a opinião dos outros por não terem própria.

        • Querida Isaura

          Amiga vc pode ter certeza mais que absoluta que, se os brasileiros,não gostam de trabalhar, conforme (as suas preconceituosas) afirmações, esse flagelo foi deixado pelos colonizadores do Brasil.

          Porque, essa herança não nos foi dada pelos nossos parentes africanos, afinal eram eles os únicos trabalhadores da época.

          O resto eram exploradores da nossa terra.

      • fico triste em ver o teu comentario racista….se nao fossem os brasileiros e alguns outros,portugal ainda estava pior!!pois os portugueses tb nao gostam mt de vergar a mola(graças a Deus k sao so alguns)!!!!!!pensa se por akaso tds pensassem km tu!?!era mt mau…pois o povo k mais prokura emprego/trabalho noutros paises sao os portugueses,e se tds os mandassem de regresso pa casa Portugal caia numa decadencia ainda maior…”amigo” Eduardo experimenta a sair do teu pais e procurar uma vida melhor la fora,depara-te km as adversidades por k passas,estares longe da familia,dos amigos,das pessoas k gostas(é mt duro,garanto-te) e para alem disso ainda encontrares pessoas km tu,km komentarios racistas…é mt mt mt mau!!!nao estou a defender ninguem primeiro do k me estou a defender a mim…fiko mt triste kd vejo comentarios destes,pois eu sou uma portuguesa a viver na alemanha,pk o nosso pais nao me oferece oportunidades…eu sou uma das da geraçao a rasca…pois andei numa faculdade (do estado) e agora nao tenho klk futuro em Portugal…esse futuro k tive de procurar noutro pais,para poder ter de comer…e é mt dificil!!!e garanto-te k nao é nd bom de ouvir comentarios km o teu(e so os senti na pele apenas uma vez,por parte de um casal neo-nazi)…
        “amigo” eduardo,cm te disse tou na alemanha,k é só uma das grandes potencias mundiais(k Portugal nao chega nem ao dedinho do pé)…e se fores ver mais de 70% da populaçao nao é alemã,mas sim turca,portuguesa,polaca,checa,russa,espanhola,italiana,arabe,etc.,logo ves,k o k tras o enrikecimento de um pais nao sao os nacionais(mt menos os nacionalistas)…por isso para ti,para akeles k konkordaram contigo e para outros km tu…pensem nisto e saibam k modar de opiniao nao é sinal de estupides,mas sim de inteligencia…..

      • Sr. Eduardo Cunha. Tipico de uma mentalidade pequena e repleta de Ignorancia. Mas dentro de toda a sua Ignorancia, use a Net, leia mais os Jornais, informe-se com quem sabe e vera’ que o numero de Portugueses residentes no Brasil assim como outros paises nao e’ assim tao pequeno como a sua massa cinzento, isto e’ o seu cerebro.
        “A Ignorancia e’ o pior inimigo do saber”.
        Informe-se…
        …sempre!

      • Deixem-se de palermices, pois todos os paises uma ou outra vez entram em crise, agora dai a dizer que a culpa é dos brasileiros ou outros que para cá vem-em é uma barbaridade. O brasileiro vem para portugal como o portugues vai para o brasil, na procura de uma vida melhor, e eu conhecendo batantes brasileiros acabei por saber que eles tem-em os mesmos problemas que nós por cá, ou sja politicos corruptos, gestores corruptos e outros vigaristas, tal e qual como nós. Ninguem se pode esquecer que no essencial o brasileiro é nosso descendente, portanto nos seus genes estão as caracteristicas portuguesas, e dai sermos irmãos. Agora todos temos que nos unir contra os que sendo de um lado ou outros nos lixam, e essa é a única opção real para acabar com os chulos que nos exploram. Savé Portugal e Brasil, e a nssa união fará toda a difernça.

      • Tens toda a razão amigo. Os brazucas precisam ir embora, pois este país está na merda e na merda irá ficar. Portugal é o esgoto da Europa.

      • O Eduardo está certo. Não sei o que os brasileiros vem fazer em Portugal. Deixam um país tão lindo como o Brasil e vem viver nesse lixo podre que é Portugal.

      • Eduardo Cunha está certíssimo. Estrangeiros voltem para o vosso país. Portugal está na merda e a merda não está a dar nem para nós portugueses.

      • Eduardo Cunha,
        Sou Brasileira e realmente achei falta de educação da sua parte com o colega Felipe Teixeira, tanto aqui quanto no Brasil ha emigrante, e para sua informaçao o Brasil tem muitos Portugueses trabalhando por lá,E para sua informação a Troika realmente levantará nosso país pois somos irmão você querendo ou não e a nossa Presidente também andou investindo em Portugal, seja mais atualizado e não fique julgado ninguém acho que você é um luso frustrado. Abraços

        • O que me deixa envergonhado de ser português, são comentários racistas e preconceituosos, como os que li aqui. Moro no Brasil desde 2004 e nunca ouvi comentários dessa natureza contra portugueses. Minha esposa é brasileira e moramos em Portugal por 5 anos, os portugueses são tão preconceituosos que quando escutam uma mulher com sotaque brasileiro já acham que é mulher de programa, um absurdo tanta ignorância. Portugal é um país maravilhoso, a minha terra, mas é um país com histórico de imigrantes que agora não sabe receber os imigrantes de outros paises. Aos brasileiros que moram em Portugal, tenham paciência e sabedoria, a vida de imigrante não é fácil. Abraços

      • Que vc não queira entregar seus empregos para brasileiros ou qualquer outro povo, por questão de disputa de mercado de trabalho e, até por outros motivos, tudo bem. Mas, rotular todo um povo de preguiçoso, como fez com o brasileiro, é tipico de quem possui acefalia cerebral. Por isto, não direi aqui, que todos os portugueses são como vc.

      • Que absurdo! Começamos com uma pergunta e pessoas burras deram outra resposta, baseadas no xenofobismo estúpido! Ainda bem que o Brasil está a caminhar a passos largos, rumo ao crescimento e reconhecimento mundial! Ainda bem que não acomodamos ao comodismo trazido pelas tropas portuguesas!

      • Maria Betânia Fernandes 17 de Outubro de 2012 at 15:48 - Reply

        Olha Eduardo,entendo a situação em que infelizmente o teu país se encontra e por isso respeito o teu desabafo.Digo-te porém que há aqui em nosso lindo,acolhedor e magnânimo Brasil muitos portugueses procurando boas oportunidades.Assim,modifico um ditado que cá usamos e te digo:vento que venta por aí também por cá vente.Abraços canarinhos

      • Em primeiro lugar o mundo é universal,2º somos todos Y em suma todos irmãos,3º fazemos parte de um todo.
        O sol e a lua que nos regem todos dias nos alimentam independente da raça ou língua que nos falamos.
        Por fim o que posso dizer, apesar de ser refugiado de guerra tenho agradecer mito aos portugueses por me terem ajudado e estarei sempre disponível para ajudar quem quer que seja.

      • …Bem Sr Eduardo, creio que você como a maioria dos portugueses é estúpido e com sérios problemas de identidade. Caso não saiba, há vários cidadãos portugueses também invadindo o nosso maravilhoso BRASIL, quem persiste em ficar aí é realmente estúpido tal como os portugueses.

      • Querido Eduardo:

        Só para nossa reflexão,fica apenas uma pergunta:

        SERÁ QUE O POVO BRASILEIRO APRENDEU A SER PREGUIÇOSO, COM A MAMÃE, COM O PAPAI,OU COM OS TITIOS (AS) ?

        Porque, com certeza, não foi com os outros PARENTES AFRICANOS, afinal, eles eram os únicos trabalhadores do nosso BRASIL.

      • que vergonha de resposta,
        deverias meditar um pouco mais antes de responderes dessa forma….. vai nos Paises europeus e ate mesmo no Brasil,….. e ve a quantidade do teu povo!!!! da tua cultura!!!! ocupam o espaco que eh deles
        nao passes certeficdo de ignorancia a ti proprio
        Rui Batalha

    • sou-mos governados, prisioneiros pelo o exterior obedecendo as medidas de austeridade colonialistas (aquele que apoia) o autoritarismo, do poder político da união europeia, historiográficas discriminatórias que deixam marcas na classe trabalhadora sem falar dos desempregados tirando-lhes até ao ultimo pingo de sangue mas estas sem pancadas, são destas e outras teorias políticas constitucionais que revelam a incapacidade. A desorganização de uma centralização excessiva, substituiu-se uma descentralização excessiva também, subversiva de resolver os problemas que o seu funcionamento do sistema suscita comportamentos discriminatórios (jardinismo), é decadente que trapaceia com os seus princípios, são moribundos ou melhor vamos para uma sociedade de chanfrados da tola, por não termos mais inteligência.

      Os libertinos (que revela falta de disciplina) andam soltos. Liberta-te!

      Dos tempos dos descobrimentos a Madeira já passou por várias revoluções, a ultima foi dos cravos vermelhos. Qual será a próxima?

      Madeira leve-leve bem levezinho até ver?

      O meu forte abraço da terra do FMI do tamanho da ilha da mamadeira. (Artefato com que se tira o leite do peito da mulher ou pelo qual a criança mama quando os mamilos estão feridos.)

      Libertador Fernando Deão

    • E o mais impressionante é que a resposta a pergunta inicial do Filipe Teixeira que foi feita no dia 04-05-2011

      Sou brasileiro com nacionalidade portuguesa e gostaria de saber qual é a real situação de portugal. Você poderia me dar sua opinião, de como será os próximos meses em relação a empregos e políticas sociais? O que vai significar a entrada desse dinheiro da “Troika”, vai realmente colaborar para o país se levantar?

      ESSA PERGUNTA NINGUÉM RESPONDEU!!!!!!
      Passaram de maio até agora a fazerem comentários xenófobos sobre zucas e tugas e ainda tiveram tempo e coragem de falarem dos nossos amigos chinocas e lelos! Só faltam falar agora dos monhés, blacks e a malta do Leste!

      Eu dou minha opinião ao rapaz! Quanto aos empregos a situação já não era boa…(para quem escolhe empregos) porque para quem quer trabalhar… Da-se sempre um jeito! Quanto a política nem vale a pena comentar!… O país vai ficar a dever como o Brasil passou anos e anos a dever… E para finalizar, o que levantaria Portugal era ter um Lula e em seguida uma Dilma como o Brasil está a ter!
      Eu já me pirei de Portugal logo em abril… Kkkkk
      Sou português e adorei a forma que o Brasil me recepcionou! Nunca ouvi nenhum de nós dizer seja bem vindo a um imigrante! Pois é… Aqui escuto muitas vezes! O Brasil é como eles dizem… É show!

    • Nao se iludam com a troika porque vamos ficar cada dia pior aquiem Portugal tal como em todos os paises que estiverem sob sua égide e a crise nao será superada com essas directrizes …

      As Naçoes unidas já começaram a ver que estamos a ser sujeitos a um metodo de exploraçao sistematica que só irá nos enterrar cada vez mais em lugar de nos elevar …

      A divida precisa ser revista … os juros reduzidos e todo este sistema especulativo que nada beneficia o nosso pais alterado …

    • Uma coisa é certa: embora nós Brasileiros sejamos vistos, por algun Europeus ignorantes, como gente preguiçosa e sem caráter me admira muito um Português o dizer isso uma vez se esquece de que somos gente formada e forjada no seio das gentes Portuguesas. Outra coisa que pude verificar os dosi últimos verões (2013 e 2012) que passei em Portugal é que de maneira geral os Portugueses são boas gentes uma vez que os Brasileiros quando lá vão levam recurso$ financeiro$ a esse amado país.
      Amo Potugal, mas amo muito mais, o Brasil, terra maravilhosa pátria amada!!
      Ame-o e nunca o deixe!

  2. I fear that this so called european union as it stands is causing weak areas in Europe (Portugal seems to be heading to onother weak area on the map).

  3. De facto Portugal é um pais deprimente mas é pela falta de consideração que tem pelos outros. Somos um país com tantos emigrantes e mesmo assim, preconceitouoso com as outras nações.
    Parabéns aqueles que tiveram a coragem de deixar o seu país e família para tentar ter uma vida melhor…estas pessoas também são trabalhadoras! Mal dos portugueses preconceituosos que comentam este tipo de fóruns com comentários xenófobos…

      • Depois de ler todos os vossos comentários, os quais não vou comentar, porque existe ainda liberdade de expressão, apenas deixo uma frase para ser meditada:
        Portugal é representado pelos portugueses em todos os cantos do mundo, através da imigração, não de hoje, mas creio que há muitos anos fomos nós a dar o exemplo em ir para outros países e por motivos diversos!
        Bem hajam e que possamos ser tolerantes e compassivos a cada dia mais!

        • O preconceito é resultado da má formação predominante na sociedade portuguesa. Daí a razão porque não viram ainda que diariamente partem mtos portugueses para angola e para outros paises, em busca de melhores dias. Curiosamente o portugues que parte para angola ou para outro país,certamante nunca mais voltará, porque se sente mais feliz quando vive fora da sua terra. Contudo os estrangeiros que vêm á portugal, não encontram razões para se sentirem felizes nesta sociedade. E para tal, olhemos aos comentários destes elementos, pertecentes a uma sociedade que se chama PORTUGUESA e é uma das mais emigrantes do mundo…

    • Vanessa, se tens essa opinião de Portugal experimenta ir viver uns tempos na zona flamenga da Bélgica, mesmo ao lado da capital europeia!

  4. Bem dito Vanessa reforço

    A essa gente que vem para aqui por comentario que rebaixam o povo estrangeiro, era prega-los num pau, com fogo por baixo. (va nao era tanto, mas ajudava a terem um pingo de consideraçao pelos outros…)

  5. Por isso é que o País não vai para a frente, a maioria dos Portugueses são racistas, discriminam muito e só se preocupam com isso e em estar em fundos desemprego, baixas, RSI anos e anos em vez de irem trabalhar…. Ao menos os imigrantes são trabalhadores, lutadores, teem hipoteses, se aqui não for bom, volta ou imigra para outro lado, ja voces que não gostam dos imigrantes um dia quando precisarem ir para fora por questões economicas que é o mais certo com esta crise, vão sentir realmente e verdadeiramente o que é discriminação na pele.

    • tu nem tens resposta, os Portugueses é que saõ trabalhadores, os outros estaõ a viver a custa dos rendimento minimo é como está o nosso pais que só favorece essa cambada toda

  6. Neste blog encontram-se umas quantas pessoas que se afogam na sua própria ignorância. Deviam saber que nós (portugueses) nunca fomos adeptos de trabalho forçado ou trabalho “rasca”(por isso é que vamos a um centro comercial e na area de alimentação só vemos estrangeiros, na sua grande maioria, a trabalhar), deviam tambem saber que Portugal é um país de emigrantes e por incrivel que pareça o Brasil é um dos países que mais recebe o português emigrante (para a Isaura). Deviam tb estar informados que neste momento o povo brasileiro é dos que mais visitam Portugal (país em que o aproveitamento turístico podia ser muito melhor) e que devido aos bons tempos financeiros que o Brasil tem passado, ainda consegue deixar algum capital neste país altruista e vergonhoso. Novamente para responder a Isaura, muitos estrangeiros vivem do rendimento minimo mas o pior são os portugueses que tentam enganar o estado não fazendo a declaração de impostos e ainda ganham do fundo de desemprego. Quando é que vamos acordar e descobrir que neste tempo todo tivemos a tapar os nossos próprios olhos e a culpar outros enquanto que a culpa é nossa e de quem nos governa?!

    • Fico feliz em perceber que, apesar das mentes retrógadas que aqui deixaram as suas “perólas”, ainda existem pessoas sensatas em Portugal.

  7. Fiquei surpresa e triste com a resposta dada pelo Luis,k a principio me pareceu ser educado,mas depois quando li a pergunta feita pelo Felipe de maneira educada e até elogiando o Luis,me decpcionei.Como uma pessoa estudada e que participa e cria um projeto como o POLITICAPORTUGAL pode ofender de tal maneira um povo que com certeza ele nao conhece?Porque dizer que conhece e avaliar os demais por alguns nao me parece muito bem.Certamente que esse Luis deve saber quanto foi k o governo portugues recolheu de segurança social dos estrangeiros k aki trabalharam e cumpriram com seus deveres socias.Dinheiro esse k foi muito bem vindo aos cofres portugueses.Tenho certeza que tambem é do conhecimento do Luis que somente na cidade de Sao Paulo existem 300 mil potugueses a viver e ainda uns quantos MILHOES no Brasil todo e nao querem voltar a viver em Portugal.Estou falando do Brasil,imagine em todo o mundo quantos portugueses estao espalhados,afinal o povo que mais imigra é o portugues e por isso mesmo essas pessaos racistas deveriam escolher melhor suas palavras e sua opinaio em relaçao a imigrantes;
    Eu SOU BRASILEIRA e nao gostei nada do comentario da Isaura,pois existem pessoas boas e ruins em todos os lugares.Muito mal e uma pobreza de espirito a sua opinaio.Voce deve ser uma pessoa muito triste.Mas se kiser e puder va ao Br juntamente com o Luis e sabera o k é ser bem recebido.Eu escolhi Portugal pra viver e ja fazem 11 anos,porque gostei daki,me adaptei,fiz boas e preciosas amizades portuguesas k eu nao troco por nenhuma outra e nao julgo todos os portugueses por alguns k eu conheci e me decpcionei com a moral,com a grosseria e a ignorancia.Aprendi a amar amar esse pais e fico triste por essa crise k aki esta se instalando;tem muita gente boa k nao merece sofrer e pagar por um mal governo,governo esse k os proprios portugueses escolheram;
    Espero k essas pessaos racistas possam analisar e pensarem melhor antes de sairem ofendendo povos e raças.

    • Boa Tarde Isa, não sei se o Luís ao qual se referia era eu (autor do artigo). Se sim, pode reparar que nunca respondi ao Felipe muito menos ofendi qualquer pessoa. Deve ter sido um erro da sua parte, confira que em cada comentário está indicado o autor do mesmo e nenhum dos comentários deste artigo foi feito por mim.
      Espero que tenha ficado esclarecida com a explicação sobre o que é a Troika.

  8. Peço imensas desculpas ao Luiz.
    Realmente a resposta dada logo abaixo da oergunta do Felipe nao foi sua.Foi de uma outra pessoa.Foi um infeliz engano da minha parte e quero me retratar.Mais uma vez me desculpe Luiz.

  9. Muito bem respondido Luis e obrigado pelo esclarecimento sobre o que é a troika.
    Concordo com a Isa ao dizer que não se deve julgar as pessoas de um pais por causa de outras com uma mentalidade (diferente)para ser simpatico,mas não se deve ter esses tipos de comentários ou observações direccionados ás pessoas que tão pouco o comentaram é ignorançia ainda maior.
    Não sou racista nem tão pouco tenho algum tipo de preconceito em relação ás pessoas que vem de fora para trabalhar e tentar levar uma vida melhor ou diferente,por necessidade ou por opção.
    Sou casado com uma mulher brasileira,da qual tenho uma linda filha,
    mas tambem não concordo com uma grande numero de comentários da parte de brasileiros em que apenas sabem creticar os portugueses e portugal.
    Para eles nós somos isto e akilo e eles são sem duvida melhores que nós.
    Realmente infelizmente em portugal temos algumas mentes racistas e preconceituosas,mas os brasileiros que veem para portugal creticar e falar mal dos portugueses e de portugal são o quê?
    Não tem nada a ver com racismo mas se portugal e os portugueses são uma mer…,então porque continuam cá?
    Então deixem de falar mal e creticar o país que os acolhe,sertamente se tivesse de ir para outro país não iria fazer isso.
    Portugal não é só de uns mas sim de todos,por isso sejam todos bem vindos,tal como todos nós portugueses devemos ser bem recebidos em outros países.
    Mas Isa essa sua estatistica não é correcta…
    Viva PORTUGAL

    • Em princípio, já que ainda não conheço Portugal, a minha única questão contra alguns portugueses, é o preconceito e a discrinação generalizada contra brasileiros em seu país. Comportamentos que, infelizmente, tenho tido notícias frequentemente, pela net. Antes de começar a tomar conhecimento dessas situações, admirava muitíssimo Portugal e o seu povo, como nossos colonizadores. Decepção!

  10. Desejo que portugal melhore e prospere , estas ofensas inúteis não melhora em nada nossas vidas , eu como brasileiro , sei que a economia esta assim por culpa dos políticos malucos , criaram a união européia com um sonho de integração que nunca aconteceu , culturas tão diferentes , com economias tão diferentes , não é sustentável então com a falsa riqueza se endividaram e por anos vão pagar caro , infelizmente é isso , que portugal saia do euro e mande uma banana para os credores , as exigências do fmi são irreais

  11. Senhores,

    Acho de um absurdo tamanho as idiotices que leio a respeito que os brasileiros são preguiçosos. Sou brasileira com muito orgulho. Trablaho em um banco português aqui no Brasil. Sou economista e posso dizer com certeza, que se Portugal chegou nesta situação fi por má gestão dos recursos públicos. Aqui no Brasil também acontece, mas tem muita gente boa trbalhando. Portugueses respeitem os brasileiros, poir aqui vocês são respeitados, inclusive com direitos sociais e políticos iguais. E se de repente, resolvemos acabar com esse nível de igualdade que vocês tem aqui?
    Pensem a respeito e façam a autocrítica. E VAGABUNDO É A MÃE!!!!!

  12. Só todos unidos, cheios de vontade de andar para a frente, exercendo o nosso direito e dever de cidadania, trabalhando no que sabemos ou no que há para fazer, sendo honestos e também não racistas, pois quem vêm para trabalhar e se esforçar é como se fosse um dos nossos.Logo quem vêm para roubar ou pior deverá ser severamente punido e enviado imediatamente para o seu País. Assim faremos um País dos melhores que há, concentra-se em dar o vosso melhor. Eu dou o meu todos os dias. Abraço

  13. É triste ver q em pleno século XXI ainda exista Pessoas tão arcaícas e racistas!! Eu Sou Brasileira e vivo em PT a 11 anos, e vim p Cá, ñ por questão Económica, mais sim pq tinha um sonho dentre outros, q PT era um País democratico e acolhedor… Mas vejo q certas Pessoas ñ são merecedoras de Vossas Nacionalidades… Gente!!! Arregassem as mangas e lutem pelo Seu País, independentemente da Nacionalidade q suporte, pois só assim chegaremos a um entendimento. “Racismo e Hipocrisia de folhetim” ñ enriquessem um País!

  14. É triste ler certos comentários que nem este. Estamos numa época em que a globalização esta cada vez mais presente e onde todo o mundo necessita de ajuda, são poucos, ou mesmo nenhum pais consegue se desenvolver sem importar ou exportar, por isso é normal haver quem lucre mais com esta nova hera. Na minha opinião os portugueses são um povo muito paciente e que luta muito para viver o dia-a-dia com um ordenado que em comparação a muitos outros países europeus, é uma miséria mas no entanto não baixam os braços e continuam a trabalhar. E em comparação a outros países Portugal ainda muito faz. Por exemplo o Brasil pode ser um país grande com bons trabalhos e com um ordenado favorável, mas isso é nas grandes cidades porque no que toca a favelas, é crime dia sim dia sim, pelo menos cá por enquanto ainda temos muitas garantias que podemos sair a rua sem levar chumbo. Deviam pensar antes de falar e ter preconceito e serem xenófobos.

  15. BOM DIA A TODOS.

    SOU BRASILEIRO, MORO EM SÃO PAULO – BRASIL, CASA COM FILHA DE PORTUGUESES E TEMOS DOIS FILHOS COM DUPLA CIDADANIA. A TRINTA ANOS DEDICO-ME A DIVULGAR A CULTURA PORTUGUESA EM MEU PAIS E TAMBÉM EM TERRAS PORTUGUESAS POR QUATRO VEZES ATRAVÉS DO SEU RICO FOLCLORE. PENSO QUE O VEMOS AQUI, NADA MAIS É DO QUE EXPRESSÕES ERRONIAS DE TODOS OS LADOS. UMA SIMPLES PERGUNTA ( MUITO BEM EXPLANADA POR SUA VEZ ” PARABÉNS LUIS TORRES POR SUA ATITUDE ” ) GEROU TANTAS OPINIÕES DIFERENTES E TANTA IRA, O QUE DEMONSTRA COMO O SER HUMANO NÃO SE IMPORTA EM ENTENDER O SEU PRÓXIMO. SABEMOS QUE NENHUM POVO DO MUNDO FOI TÃO IMIGRANTE COMO O PORTUGUÊS E COMO ISSO FOI IMPORTANTE NOS PAISES QUE HOUVE ESSA IMIGRAÇÃO, MAS SABEMOS TAMBÉM QUE NENHUM O POVO É PERFEITO E DE ALGUNS ANOS PARA CÁ, FOI A VEZ DE OUTROS POVOS IMIGRAR PARA PORTUGAL. SUGIRO QUE AO MENOS RESPEITEM ESSES POVOS ASSIM COMO O NOSSOS IRMÃOS PORTUGUESES SÃO RESPEITADOS NOS PAISES QUE SE TORNARAM IMIGRANTES, COM CERTEZA TEREMOS RESULTADOS SURPREENDENTES. ABRAÇO TODOS. LUIS.

  16. obrigada pelo seu esclarecimento Luis torres sou de Cabo Verde como tenho acompanhado sempre o telejornal e oiço sempre falarem em troika resolvi pesquisar na net e a sua resposta é muito clara. quanto aos comentarios que encontrei nao gostei nada sendo que as pessoas nao estao a debater o assunto em questao o que eu vejo aqui é puro racismo,é um a dizer o outro que va para o seu pais isto é muito feio.cada pessoa tem o direito de procurar ser felis desde que nao esteja a prejudicar ninguem, seja a onde for no seu pais ou num outro pais. vejam so como a vida é ironico ficamos por aqui com tantas disparates para qué no fim vamos todos ao mesmo pais debaixo da terra ai nao tem hierarquia nem raça e todos ficamos podres pois ai somos todos iguais.obrigado

  17. Que tristeza!! nao há um que se aproveite, do inicio ao fim deste site que só vejo é desgraças. Isto mais parece uma “Badalhoqueira” em formato imformatico, ( tipo poçilga mas em formato imformatico). Malta escutem uma coisa, deixem-nos governar o pais de forma a enchermos mais ainda bolsos e nao se metam no que nao sabem, vão para casa descansar que isso conseguem fazer bem.

    Abraço a todos e continuem a pagar as contribuiçoes…

  18. entrei aqui e estou chocado com a linguagem usada por alguns intervenientes.!!!sejam moderados e não ofendam as pessoas que nem sequer conhecem e que provavelmente têm mais dignidade que propriamente quem os insulta obrigado.

  19. A Troika pode-se resumir na forma de três elementos a Comunicação Europeia, o banco central europeu(BCE)e o Fundo Monetário internacional mais conhecido por (FMI)

  20. boas noites estava a procurar pela a net o que é a troika e infelixmente dou em ler estes comentarios e sinto a necessidade de escrever o que sinto e mais de lembrar os meus compatriotas irmãos de nacionalidade portuguesa que o nosso pais é pequeno mas grande em nome.

    -amigos voces n se esqueçam que ta-mos a passar por esta falsa tribulação porque os governantes querem. o problema é falta de dinheiro e qualquer um sabe que o dinheiro n cai d ceu mas sim se faz ……

    -pode-mos aprender que a nossa humanidade dpois de uma guerra há sempre uma grande historia de inovações e o tempo que ta-mos a passar porque os nossos governantes querem é porque querem implantar um novo sistema politico europeu …voces sabem que uma crise e falta de comer falta de saude e nada disso se passa sinceramnete toda a vida se viu familias a precisarem de ajuda.. desde criação d mundo a pobrexa nunca deixou de exister ,,,,,esta crise tb é o grande meio de venda de noticias para os medias que são culpados …lembrase antigamente falava-se muito das doenças das vacas loucas gripe suina gripe das aves mas como o mundo fartou-se destas noticias viram-se para guerras o mundo fartou-se era banal verem todos dias pessoas mortas…entaõ os medias começaram a a vender especulaçãoes de paises falidos e nos somos os verdadeiros culpados pk consumimos estas mentiras ….n deixe de viver a vossa vida lembram.se so passa mal quem é marques de bronze que ganha 10 gasta 11 …n falem mal de portugal é o maior pais d mundo em historia so se consegue construir um futuro melhor tendo um grande passado como o nosso …..

  21. Lamentável… Quanta pobreza de espírito!
    Sabe o que falta em todos vocês?
    Deus no coração, se o tivessem sentiriam amor e consequentemente respeito ao próximo, aos povos e raças!

    • É ISSO MESMO, LEDA… QUANTOS COMENTÁRIOS REPLETOS DE ÓDIO E PRECONCEITO, QUE SÓ DEMONSTRAM A POBREZA DE ESPÍRITO DE QUEM OS ESCREVEU… OS POVOS BRASILEIRO E PORTUGUÊS NÃO TÊM CULPA PELA SITUAÇÃO DE SEUS PAÍSES… no final, são povos muito parecidos, porque a origem dos brasileiros está no sangue português… então, por que a briga?! Penso que um é a imagem do outro!

  22. Não tenho nada contra os brasileiros nem contra outros povos (excepto ciganos), mas uma coisa é certa, é por causa de os brasileiros trabalharem cá por tostões e fazerem tudo, é q certos patrões n pagam como deve ser, pois não são os portugueses q não querem trabalhar, os portugueses não estão é dispostos a fazer certos trabalhos cujo o ordenado n dá quase para viver… E eu sei do

  23. Não tenho nada contra os brasileiros nem contra outros povos (excepto ciganos), mas uma coisa é certa, é por causa de os brasileiros trabalharem cá por tostões e fazerem tudo, é q certos patrões n pagam como deve ser, pois não são os portugueses q não querem trabalhar, os portugueses não estão é dispostos a fazer certos trabalhos cujo o ordenado n dá quase para viver… E eu sei do q estou a falar pois tenho parentes imigrantes…

    • Você está enganada,nem todos brasileiros trabalham por tostões eu ganho 700€ para trabalhar só no fim de semana,isto quer dizer 175€ por cada 2 dias de trabalho

  24. Não consigo entender o porquê de falarem falarem e no entanto não vejo ajudarem em nada.Á pouco tempo assisti a um protesto onde só participou meia duzia de pessoas.Únesse portugal inteiro pelo futebol,e quando se trata de assuntos sérios como este, tásse tudo bem a cagar.Sêjam mais realistas.Em relação aos brasileiros,se este país não presta como já ouvi alguns dizerem,então porque é que ainda não bazaram?Falem pouco e ajam mais…

    • Cara, Dina, concordo completamente com vc, quando diz que os brasileiros que dizem que Portugal não presta, devam cair fora daí. Mas, nao concordo que TANTOS brasileiros e brasileiras, indiscriminadamente, estejam a ser maltratados, por TANTOS portugueses, como está acontecendo aí em portugal.

  25. para o miseravel senhor filipe o que escreveu este comentario de racismo cobardia sem personalidade nos ciganos n existem bibis nem violadores

  26. Estive para aqui a ler estes comentários para passar o tempo e como português posso dizer que gostei pouco do que se escreveu.
    Eu sou uma pessoa extremamente optimista, sempre a tentar olhar para o lado positivo de tudo. Portugal e um pais extraordinário, um pais com a maior costa da Europa, com qualidade de vida, produtos mundialmente apreciados como o vinho do Porto ao galo de barcelos (ícone), grandes empresas como a sonae, delta, A vida e bela, ícones do futebol etc.
    O que me chateia no nosso pais e as mas praticas de gestão pelo nosso governo mas acima de tudo as mas praticas de gestão dos portugueses. Vivem acima das suas possibilidades, sem planos económicos só ambições elitistas.
    E depois vem as questões das greves gerais, as pessoas perdem as suas posses, juntam-se para protestar, os que ganham menos ou pouco também, vão-se também juntando e quando a greve se realiza ninguém trabalha e o pais perde 700.000.000 de euros.
    Que merda e esta?
    Eu seu que esta mau, para mim também esta mas não vou ficar parado a espera que a ” Troika” resolva…
    Na minha opinião para ajudar a economia portuguesa, o que os portugueses deveriam fazer era primeiro trabalhar em vez de se queixar, segundo em vez de com produtos importados, comprar o que e português, se tirarem ferias passem nas em portugal, mas não para os hotéis no Algarve como já foi aquilo referido, pois o Allgarve pelo menos o turismo já quase não nos pertence. Reduzir custos, e ajudar os outros.

  27. I am sad to read some of your comments, I am of Portuguese blood. There is so much hate in your voices, take a moment and stop to listen to yourself. The Portuguese discovered,so, much and yet they let it all go. So, how dear the portuguese people point the finger at everyone else, especially the Brazilian. Portugal is were it is because the Portuguese people put it there. The portuguese should stand UNITED and conquere like they did years ago. STOP being so RACIST, STOP living in the past! Portugal should move into the future. STOP the hate and learn from other countries, LEARN not to make the same mistakes and move forward. PORTUGAL has so much to offer to other countries. Portuguese people stop putting the blame on everyone else, if anything start blaming your government not other countries. There are Portuguese people all over the world. I am proud to be of portuguese blood because we made numerous discoverys in this world. (Brazil, Parts of Africa and so much more.) Portugal’s history is extremely beautiful but it’s present is terrible especailly with people who contain so much hate. I will continue to remember Portugal in a beautiful light. Portugal your country is not the only one struggling to survive the entire world is struggling. VIVA EL AMOR POR TUDOS, PORQUE COM AMOR SE ASSE MUCHO!!!!

  28. Gente o Brasil e um pouco de Portugal e Portugal do Brasil, acho que Brasileiros não são prequiçosos pois sempre estão trabalhando, tem muitos que querem a vida facil então tenho pena dos Portugueses que tiveram contacto com este tipo de brasileiros, pois nen todos são iguais e pagam impostos como todos os Portugueses. eu por mes pago de imposto 490,00€ e no subisidio de Natal ele me levou quase 800,00€ então gente parem de brigar e falar mal dos outros , pois nesta vida e um ajudando ao outro, como tem Brasileiros aqui tem muitos Portugueses no Brasil. so que aqui e menor e se nota mais os Brasileiros. gente vamos e respeitar o proximo e tenta ser Feliz, que todos fiquem unidos para 2012 ser tranquilo gente. deixem de magoas no coração e cada um viva a sua vida e olhe o proximo como um ser. FELIZ 2012 para PORTUGUÊS E BRASILEIROS E TODOS IMIGRANTES DE PORTUGAL E BRASIL.

  29. Eduardo Diniz Almeida 4 de Janeiro de 2012 at 22:52 - Reply

    Pior do que esta Troika (estrangeira) foi a nossa Troika nacional (PS, PSD e CDS) que arruinou a nossa Pátria e a transformou de um País colonial num País colonizado. Enquanto tais Políticos, responsáveis pela actual situação, se passearem impunes nos corredores do Poder, este drama só se agravará.

  30. Na minha opiniao é assim: russos e ucranianos etc vem pa ca roubar o nosso trabalho. Ouvimos falar em 800,000 desempregados, numero semelhante aos ucranianos a descontar. Africanos e pretos em geral tao ca para roubar directamente, atraves de assaltos para poderem vestir nike e ny sem trabalhar. Brazileiros no geral vieram meter um ponto final. Homens vem tentar dupla nacionalidade, vem congestionar a pj e tribunais. Mulheres vem para a kikas fazer sexo em troca de 30€. Esta é uma verdade dura de engolir mas todos a vao admitir em breve.cada vez mais breve. Nao sou racista mas vejo o que a imigracao fez

  31. Ora bem.

    Entre 2006 e 2009, o valor de dividendos e lucros de investimentos directos feitos por estrangeiros em Portugal que foram transferidos para o estrangeiro somaram 10.318,1 milhões de euros. Durante o mesmo período a Divida Bruta Externa Portuguesa aumentou 48.663 milhões de euros e Divida Liquida Externa cresceu 38.855,6 milhões de euros. Fica assim claro que uma parte importante do crescimento da divida externa portuguesa deve-se à transferência de lucros e dividendos resultantes do elevado controlo de sectores importantes da economia nacional pelo capital estrangeiro. Não deixa de ser contraditório e esclarecedor que aqueles que se mostram só agora tão preocupados com o elevado endividamento do País não se cansem também de dizer que a solução está no aumento do investimento estrangeiro em Portugal, o que determinará um maior controlo da economia nacional pelo capital estrangeiro, o que provocará necessariamente que a transferência de lucros e dividendos para o estrangeiro cresça ainda mais, determinando um maior endividamento do País ao estrangeiro.

  32. Meu comentario é simples, gostaria de quem o ler me respondesse de forma mais profunda a soluçaão para crise em toda Europa, África,Ásia e Americas.
    Fico a pensar nos que contruiram a socieadade contemporanea, sentimos que tudo estava errado e precisa de não de reparos e sim de nova construção social?
    NÃO CONSIGO ENTENDER UM PAI REQUERER EMPRESTIMOS PARA MATAR SUA FAMILIA DE FOME.
    Responda-me quem criou instituições que não zelam pela PAZ entre os povos?
    Pelo entedimento no setor produtivos de paises que sempre foram de primeiro mundo. Exemplo de economias para o terceiro no mundo.
    VAMOS ENTEDER MELHOR A TROIKA!

  33. pessoal portugal sempre foi um país pobre graças ao corruptos mas continuamos a lutar pelo bom futuro e uma boa vida, não tenho nada contra os brazukas mas eles esticam-se muito na conversa agora que este país esta falido e brasil ta começar crescer a economia eles vão dar gozo a portugal ” claro ” mas nao se esqueçam que não são também os brasileiros, mas sim espanholes e muito mais que nunca gostaram de portugal é essa a razão que da má imagem a portugal por mim adoro os passados de portugal adoro ler sobre a historia toda sobre portugal das lutas que enfrenta-mos e muito + a nossa economia vai crescer mas pode demorar pouco pois somos um país pequeno mas mesmo assim ainda continuamos a lutar.

    bem mais nada a dizer espero que deixem de gozar com portugal pois nos ” portugueses ” quando nos provocam nos claro temos que responde-mos sempre, ” não gostam que falem mal portugal por trás do pc nem por trás das nossas costas.

  34. Gente o que e isto? Kakakk perderão as estribeiras? Eu moro em New York, e quando vejo essas baixarias mais quero me distanciar dos latinos ,se orientem, que feo

  35. Há tanta gente a criticar o país. Todos esses deviam antes de mais dar-se ao trabalho de se conhecer, pelo menos saber escrever.

  36. Gente, que coisa feia!
    Eu, como brasileira, neta de portugueses que para o Brasil vieram em busca de melhores oportunidades (e nunca mais retornaram a Portugal), fico indignada com alguns conteúdos que aqui li.

    Portugueses sempre foram bem vindos no Brasil e poucos, pouquíssimos retornaram. Também conheço brasileiros que foram para Portugal em busca de melhores oportunidades quando o Brasil estava em situação difícil. E se foram em busca de melhores condições, é porque estavam dispostos a enfrentar trabalho que os portugueses não queriam realizar e, assim, não ficarem a depender de benefícios sociais em sua nação. Consequentemente, não preguiçosos, ao contrário, muito dignos e batalhadores.
    O mundo dá voltas e vejo que o mesmo acontece atualmente com os portugueses. Têm vindo, aos montes, em busca de melhores condições de trabalho no Brasil, nos tempos de agora. E estou ainda para encontrar um só português que tenha se sentido incomodado com a forma que têm sido recebidos aqui.

    O Brasil herdou muito dos portugueses: coisas boas, como a comida, a valorização da família, a poesia, a capacidade de expressão de afetos, e também coisas muito nefastas como este cancro que é a corrupção. Muito mais do que diferenças, temos equivalências.

    Muitos são os brasileiros que quando o Brasil estava em situação pior, e alguns até hoje, lamentam por termos sido colonizados pelos portugueses. Entretanto, penso que se não tivesse sido assim, será que seríamos um povo tão rico em diversidades e aberto, onde o preconceito, o racismo e a xenofobia são quase inexistentes?

    Não tenho dúvidas que a mistura de indios, portugueses, italianos, africanos e japoneses (além de outros) muito contribuíram para sermos assim, ricos em nossa forma de ver o mundo e, sobretudo, as pessoas.

    Para finalizar, já viajei muito, inclusive a Portugal, já convivi com outros povos, e todo dia dou graças por sermos o que somos.

    Por fim, que a Troika não atire no próprio pé. Também tenho uma costela alemã e não quero ver a UE pegar fogo. Não fosse por tantos motivos aqui expostos, seria por ter certeza que isso também afetaria em muito a nós brasileiros.

    • Gostei do teu comentário, sim é verdade o povo português não se lembra da miséria que existia em portugal tal como hoje, e vai daí
      muito portuguêses tiveram que ir para o Brasil em busca de melhor qualidade de vida! Pois é… mei tio foi para o Brasil á cerca de 60 anos e nunca mais voltou ou seja veio a Portugal uma vez pouco antes de ter partido e assim fiquei sem saber nem conhecer meus primos que vivem no Rio de Janeiro. VIVA O POVO BRASIEIRO.
      Adelina Medeiros.

  37. Manuel António Torres Lopes 12 de Setembro de 2012 at 10:37 - Reply

    Senhores
    Sou Caboverdiano, vivo no meus País.
    Tomem juizo nós somos o cidadaão do Mundo, fica muito feito essas conversas.
    tomem juizo
    Um grande abraço
    de Cabo Verde

  38. Caros leitores e amigos
    tenho andado a apreciar as respostas dadas uns aos outros .
    imporao daki imporao dakula
    zucas sao preguiçosos !
    tugas nao querem vergar a mola !
    Portugal e uma merda e o portugues tambem !

    zucas contra tugas , tugas contra zucas …

    Emfim , vai aki uma salada que ninguem se intende ..
    E ai e que está !!
    Os problemas nao sao do tuga , nem do zuca , nem do chinoca , e nem mesmo do Tibursio !!!
    Problema e so um :
    Os dirigentes do ESTADO !!! esses sim sao o grande e unico problema , querer se comparar aos outros paises da EU ! em tudo :
    - caças F16
    - Submarinos
    - centros comerciais gigantescos
    - Aquarios
    - ordenados extraordinarios a politicos
    etc…..etc……
    Resultado e o que esta a vista :
    Portugal esta agora de rastos , nem dinheiro tem pra pagar as imprezas de construcoes ( p ex )
    -imprezas nao pagam aos empregados , na sequencia empregados nao tem dinheiro pra gastar , nem no vasco da gama , nem no colombo etc…etc…
    Mas isso agora seria um tema de alargamento execivo e de fim remoto .
    Os dirigentes do estado portugues andaram ao longo destes anos todos a gastar dinheiro indevidamente , a gastar dinheiro que nem sequer tinham , agora pede emprestado para pagar o imprestimo !!! lol e o cumulo !!
    agora so resta uma saida ao nosso pais :
    recuperar o guito perdido :
    -Multas
    -burlas legais
    -rebaixamento de ordenados
    -pensoes miseraveis
    -hospitais sem Medicos
    etc……portanto
    Amigos tugas , zucas , chinocas e tibursios , nao se insultem , mas sim apoiem-se uns aos outros , porque esse Estado nem ontem , nem hoje , nem amanha o fará para si .

  39. Zilá Alves dos Santos 18 de Setembro de 2012 at 17:48 - Reply

    Após ler tantos disparates,ofensas racistas,comentários sem nenhum cabimento ou base teórica sobre Brasil e Portugal, brasileiros e portugueses,ora a favor de Portugal, ora a favor do Brasil, venho deixar minha humilde visão de tudo isso que está acontecendo!Como brasileira, descendente de portugueses, que ama o Brasil,com todos os nossos problemas sociais, políticos e também aprecio e respeito muito Portugal que conheço cada vez mais por intermédio de amigos portugueses, quero dizer que tanto ‘rancor, racismo’ não levam à nada. Aja vista que temos problemas semelhantes ocasionados,principalmente, pela má administração dos nossos representantes políticos, que Nós ‘Elegemos’. Tanto em Portugal como no Brasil sempre tivemos altos e baixos em todas as atividades e segmentos e ‘esse estranhamento’ não vai resolver nossos problemas, muito pelo contrário. Brasil e Portugal são ‘Nações Irmãs’. E os portugueses com uma História e Tradição tão Antiga, deviam fazer por onde para amenizar tantos estranhamentos e rancores que só fazem mal à saúde, já que no ‘bolso’ o govêrno têm cuidado disso. Concordo plenamente com as palavras da Sra. Heloísa Prado, em tudo, principalmente no que se diz sobre a Troika, já que tudo que acontece no mundo, mais ‘Economicamente’ falando, acaba por repercutir também aqui no Brasil e na vida de nós que vivemos no Brasil (já que aqui existe uma miscelânia de descendentes, de toda a parte do mundo, inclusive Portugal). Deixando as diferenças de lado, lembremos que amamos nossos países, mesmo diante de ‘crises’, precisamos acreditar que melhores tempos virão, e que isso depende um pouquinho de ‘cada um de nós’! Abraços.

  40. celina machado lopes 26 de Setembro de 2012 at 10:52 - Reply

    Afinal a receita prescrita pela TROIKA está certa. Porque não forçam o governo? São sempre os mais fracos.

    O que a Troika queria Aprovar e Não conseguiu!

    1. Reduzir as mordomias (gabinetes, secretárias, adjuntos, assessores,
    suportes burocráticos respectivos, carros atestados, motoristas, etc.) dos
    ex-Presidentes da República.

    2. Redução do número de deputados da Assembleia da República para 80,
    profissionalizando-os como nos países a sério. Reforma das mordomias na
    Assembleia da República, como almoços opíparos, com digestivos e outras
    libações, tudo à custa do pagode.

    3. Acabar com centenas de Institutos Públicos e Fundações Públicas que não
    servem para nada e, têm funcionários e administradores com 2º e 3º emprego.

    4. Acabar com as empresas Municipais, com Administradores a auferir
    milhares de euro/mês e que não servem para nada, antes, acumulam funções
    nos municípios, para aumentarem o bolo salarial respectivo.

    5. Por exemplo as empresas de estacionamento não são verificadas porquê? E
    os aparelhos não são verificados porquê? É como um táxi, se uns têm de
    cumprir porque não cumprem os outros? e se não são verificados como podem
    ser auditados*?

    6. Redução drástica das Câmaras Municipais e Assembleias Municipais, numa
    reconversão mais feroz que a da Reforma do Mouzinho da Silveira, em 1821.

    7. Redução drástica das Juntas de Freguesia. Acabar com o pagamento de 200
    euros por presença de cada pessoa nas reuniões das Câmaras e 75 euros nas
    Juntas de Freguesia.

    8. Acabar com o Financiamento aos partidos, que devem viver da quotização
    dos seus associados e da imaginação que aos outros exigem, para conseguirem
    verbas para as suas actividades.

    9. Acabar com a distribuição de carros a Presidentes, Assessores, etc, das
    Câmaras, Juntas, etc., que se deslocam em digressões particulares pelo
    País;.

    10. Acabar com os motoristas particulares 20 h/dia, com o agravamento das
    horas extraordinárias… para servir suas excelências, filhos e famílias e
    até, os filhos das amantes…

    11. Acabar com a renovação sistemática de frotas de carros do Estado e
    entes públicos menores, mas maiores nos dispêndios públicos.

    12. Colocar chapas de identificação em todos os carros do Estado. Não
    permitir de modo algum que carros oficiais façam serviço particular tal
    como levar e trazer familiares e filhos, às escolas, ir ao mercado a
    compras, etc.

    13. Acabar com o vaivém semanal dos deputados dos Açores e Madeira e
    respectivas estadias em Lisboa em hotéis de cinco estrelas pagos pelos
    contribuintes que vivem em tugúrios inabitáveis.

    14. Controlar o pessoal da Função Pública (todos os funcionários pagos por
    nós) que nunca está no local de trabalho. Então em Lisboa é o regabofe
    total. HÁ QUADROS (directores gerais e outros) QUE, EM VEZ DE ESTAREM NO
    SERVIÇO PÚBLICO, PASSAM O TEMPO NOS SEUS ESCRITÓRIOS DE ADVOGADOS A CUIDAR
    DOS SEUS INTERESSES, QUE NÃO NOS DÁ COISA PÚBLICA.

    15. Acabar com as administrações numerosíssimas de hospitais públicos que
    servem para garantir tachos aos apaniguados do poder – há hospitais de
    província com mais administradores que pessoal administrativo. Só o de
    PENAFIEL TEM SETE ADMINISTRADORES PRINCIPESCAMENTE PAGOS… pertencentes ás
    oligarquias locais do partido no poder.

    16. Acabar com os milhares de pareceres jurídicos, caríssimos, pagos sempre
    aos mesmos escritórios que têm canais de comunicação fáceis com o Governo,
    no âmbito de um tráfico de influências que há que criminalizar, autuar,
    julgar e condenar.

    17. Acabar com as várias reformas por pessoa, de entre o pessoal do Estado
    e> entidades privadas, que passaram fugazmente pelo Estado.

    18. Pedir o pagamento dos milhões dos empréstimos dos contribuintes ao BPN
    e BPP.

    19. Perseguir os milhões desviados por Rendeiros, Loureiros e Quejandos,
    onde quer que estejam e por aí fora.

    20. Acabar com os salários milionários da RTP e os milhões que a mesma
    recebe todos os anos.

    21. Acabar com os lugares de amigos e de partidos na RTP que custam milhões
    ao erário público.

    22. Acabar com os ordenados de milionários da TAP, com milhares de
    funcionários e empresas fantasmas que cobram milhares e que pertencem a
    quadros do Partido Único (PS + PSD).

    23. Acabar com o regabofe da pantomina das PPP (Parcerias Público Privado),
    que mais não são do que formas habilidosas de uns poucos patifes se
    locupletarem com fortunas à custa dos papalvos dos contribuintes, fugindo
    ao controle seja de que organismo independente for e fazendo a “obra” pelo
    preço que “entendem”.

    24. Criminalizar, imediatamente, o enriquecimento ilícito, perseguindo,
    confiscando e punindo os biltres que fizeram fortunas e adquiriram
    patrimónios de forma indevida e à custa do País, manipulando e aumentando
    preços de empreitadas públicas, desviando dinheiros segundo esquemas
    pretensamente “legais”, sem controlo, e vivendo à tripa forra à custa dos
    dinheiros que deveriam servir para o progresso do país e para a assistência
    aos que efectivamente dela precisam;

    25. Controlar rigorosamente toda a actividade bancária por forma a que,
    daqui a mais uns anitos, não tenhamos que estar, novamente, a pagar “outra
    crise”.

    26. Não deixar um único malfeitor de colarinho branco impune, fazendo com
    que paguem efectivamente pelos seus crimes, adaptando o nosso sistema de
    justiça a padrões civilizados, onde as escutas VALEM e os crimes não
    prescrevem com leis à pressa, feitas à medida.

    27. Impedir os que foram ministros de virem a ser gestores de empresas que
    tenham beneficiado de fundos públicos ou de adjudicações decididas pelos
    ditos.

    28. Fazer um levantamento geral e minucioso de todos os que ocuparam cargos
    políticos, central e local, de forma a saber qual o seu património antes e
    depois.

    29. Pôr os Bancos a pagar impostos.

    Assim e desta forma, atinge em 2013 o défice de 3%.

  41. SE NÓS BRASILEIROS SOMOS PREGUIÇOSOS E BURROS, PORQUE É O SEU PAÍS QUE ESTA NA MERDA? MESMO DE POIS DE SÉCULOS DE EXPLORAÇÃO DE PORTUGAL E EUROPA DAMOS A VOLTA POR CIMA E NOS REERGUEMOS, SE SOMOS PREGUIÇOSO ENTÃO HERDAMOS DE VÓS PORTUGUESES POIS NÃO ESQUEÇAM QUE FOMOS COLONIZADOS POR VÓS. NÃO GENERALIZANDO; UMA MAIORIA SÃO XENOFÓBICOS E BURROS, DEVERIAM LEVAR O NOME DE HITLERGUESES!!!!!!!

  42. Que absurdo! Começamos com uma pergunta e pessoas burras deram outras respostas baseadas no xenofobismo estúpido! Ainda bem que o Brasil está caminhando a passos largos, rumo ao crescimento e reconhecimento mundial. Ainda bem que não nos acomodamos com o comodismo trazido pelas tropas de Cabral!

  43. Mas afinal o que é o que é a Troika?

    Foi esta a questão colocada mas abordaram-se aspectos tão tristes que nem vale a pena aqui referir, e a resposta tarda.
    A Troika no fundo é o resgate financeiro do empréstimo que o FMI a PAortugal, e outros países da Europa que estavam habituados a viver à grande e a esbanjar os recursos do pais, sem olhar a gastos e a viver acima das possibilidades exigidas.

    Agora, o dinheiro dos empréstimos que lhes foram concedidos, tem de ser devolvido e ao mesmo tempo o pais esta sem recursos financeiros para pagar salários, e despesas correntes.

    E triste ver um pais a viver as continhas como Portugal esta a viver.

    Apesar das queixas e levantamentos e manifestações populares, estas medidas tomadas pelo Exmo. Colega PAssos Coelho são as únicas viáveis para tirar o pais do buraco financeiro que cavou.

  44. Sou brasileiro, e não até alguns minutos atrás não achava Portugal um país pobre e atrasado. Mas ao ver os comentários de uns portugueses xenófobos aqui, vejo que realmente é um país pequeno… não territorialmente, mas é pequeno mentalmente. Sinceramente, espero que vocês se explodam com essa crise.

  45. Concordo com o Flavio. Também sou brasileira e não entendi o motivo de tais comentários em relação a pergunta do Felipe Teixeira.
    Nunca imaginei que o povo português tratasse assim aos estrangeiros, dando valor a essa estereotipagem burra.
    Aliás, pra quem não sabe, os portugueses têm mesmo esse estereótipo de serem “burros”, nunca antes acreditei nisso. Passei a acreditar.

  46. Que povo mediocre e racista…nao achava que portugueses eram assim…pois tenho amigos portugueses muito bem resolvidos e bem educados que sabem responder a pergunta do inicio do post com simplicidade e direcao !

    Se pego pessoa assim desfazendo do Brasil que foi de onde enriqueceram esse reinado falido de portugal,corto seu pescoco fora e jogo no rio !

    Vem pro Brasil com essa ignorancia que te matam rapidinho,ali eh a lei do diabo e voce vivendo no paraiso e sonegando impostos !

  47. Eu moro em Portugal há muito tempo, já voltei algumas vezes ao Brasil, graças a Deus! Mas vos digo, a mentalidade de alguns portugueses é tão limitada que é isso que atrasa-os, entende? Deixemos essas brigas de lado minha gente, vamos nos unir, pois afinal de contas uma mão lava a outra.
    E tem mais… antes o português não queria que o brasileiro viesse para Portugal, mas agora o português tá louco para ir para o Brasil, porquê será?
    Talvez o português esteja precisando de nós, brasileiros, e agora estão vendo como é bom ser ajudado.
    Um abraço

  48. E que tal em vez de andarem aqui a mandar postas de bacalhau para o ar se fossem trabalhar? Em vez de reclamar com quem não tem culpa reclamassem com quem a tem? Olhem vocês mesmos e não atirem pedras ao ar se tiverem telhados de vidro. Este sistema social está muito desactualizado para a nossa situação actual e tal como a mentalidade das pessoas inseridas.

  49. Não é por acaso que sou um brasileiro que nunca vou gastar meu dinheiro, que ganho com muito trabalho, na Europa. Nem nos Estados Unidos. Prefiro viajar pelo hemisfério sul. Conheço a Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Argentina, Chile, Uruguai, Bolívia e Paraguai. Basta. Ainda tenho muito o que visitar nestes países e há ainda alguns que pretendo conhecer. Países amigáveis aos brasileiros: Cuba, Venezuela, Peru, Equador, Colômbia, Angola, Moçambique, Cabo Verde e algumas ilhas no Pacífico. Temos muito por aqui. Nem me pagando iria para a Europa ou outro continente. Não gosto de gente preconceituosa, agressiva e que vive contando vantagem. Gostaria de passear sim por alguns lugares, de onde vem minha ascendência: Portugal, Espanha, Itália e Alemanha, mas para quê: enfrentar preconceito e babaquice. Eu não! Gosto muito de mim e do suor do meu trabalho para gastar meu rico dinheirinho com gente idiota que não sabe do que está falando. Aqui, no Brasil, recebemos gente de todo mundo. Tratamos todos com muito carinho e atenção. E o que recebemos em troca quando visitamos os países dessas pessoas? Ofensas, racismo, discriminação, perseguição…Eu tô fora!

  50. Digo-lhes uma coisa, quem estiver sem emprego em Portugal, podem vir a trabalhar no Brasil, pois lá há muitas vagas para PROFISSIONAIS QUALIFICADOS, pois pra quem é mesmo competente, nunca falta emprego.

  51. Uma coisa vos digo:
    Esses Portugas deviam quando chegar no Brasil serem violados e depois enterrados como aqueles de tempos atrás pois fazer o que fizeram e ainda fazem com os Brasileiros que estão ou estavam em Portugal é uma crueldade, cuidados aos que pensam em ir p o Brasil pq meus amigos estão a vosa espera por lá.

  52. ninguem se iluda …

    A Toika está destruindo todas as chances de Portugal ultrapassar esta crise …

    os juros elevadissimos sao incomportaveis!!! .. as restriçoes exageradas estao reduzindo o investimento .. forçando a mao de obra a emigrar … e Portugal a continuar neste ritmo só se afundará cada vez mais en dividas com o passar dos anos!!!

    Quem ficar acabará na miseria e no desespero infelizmente …

    Vozes internacionais já se manifestaram contra os metodos da troika e sabem tao bem como nós que estas medidas nao vao elevar nossa economia nem ajudar Portugal …

    - É Fundamental renegociar a divida!!!

    Doutro modo 2013 só ofertará desalento aos portugueses que permanecem no país …

  53. FAÇAM COMO EU….VIM VIVER PARA O BRASIL E ADORO CÁ ESTAR, SOU BEM TRATADO POR TODOS OS BRASILEIROS E ABRI UMA EMPRESA DE CONSTRUÇÃO CIVIL , TENHO EMPREGADOS PORTUGUESES E BRASILEIROS E TODOS SE ENTENDEM PERFEITAMENTE…ADORO A MEU PAÍS MAS ENQUANTO ESSA CORJA POLITICA NÃO FOR ESCORRAÇADA DO GOVERNO , NÃO ME VOU DEIXAR SER EXPLORADO POR ELES……

  54. Pais atrasado e decadente sim, já foram junto com a Espanha potências mundiais, mas viveram nababescamente enquanto usurpavam suas colónias, nunca produzindo em seu próprio solo. Sempre preferiram o mais fácil , espoliar outros povos do que o trabalho. Se encontram afundados por sua própria culpa e sua história de vilanias e saques. Merecem….Sim, sou brasileira, daquela coloniazinha que vcs tantas riquezas levaram.

  55. Portugal é maravilhoso, porem os portugueses sao uns merdas, retrogrados, mesquinhos, irracionais, imediatistas, subestimadores, gente safada. Se grudam a tudo para levar unicamente vantagem. A mafia anticrista dominou tudo em Portugal, até os pardais fazem parte dela. Sao todos defensores da Republica, dos direitos democraticos. Vao enterrar o pais.

  56. Sou Brasileiro e acompanho o noticiário sobre a situação de Portugal. Hoje vi manifestação de mais de um milhão de pessoas contra a Troika. Penso que o Brasil deve reforçar aliança de ajuda mútua aos nosso irmãos portugueses e facilitar as inúmeras oportunidades de emprego nas mais diversas áreas que temos atualmente no Brasil.

  57. Que absurdo falarem mal do Brasil, tem muitos portugueses no Brasil, mas nós não nos importamos, o país de vocês está afundando e o nosso país só cresce cada vez mais, e isso porque somos preguiçosos imagina senão fossemos. :)

  58. Que absurdo falarem mal do Brasil, tem muitos portugueses no Brasil, mas nós não nos importamos, o país de vocês está afundando e o nosso país só cresce cada vez mais, e isso porque somos preguiçosos imagina se não fossemos. :)

  59. Este assunto de que brasileiro tem preguiça é mentira.Sou professor aqui no Brasil e trabalho quase todos os dias nos 3 turnos(manha,tarde e noite)para ganhar uma merda de salário que dá para sobreviver somente.Também tenho nacionalidade portuguesa, um direito meu, já que meu pai veio para cá na época negra de Portugal com Salazar e a sua PIDE aterrorizando os portugueses.Visitei Portugal 4 vêzes e amo esse país igualmente ao meu,porém. quero respeito com a pátria onde nasci, por favor.

  60. Lucas Evangelista 7 de Março de 2013 at 4:49 - Reply

    Muito engraçado ouvir alguns portugueses falando da preguiça brasileira e de qualquer adjetivo estereotipado desses.
    Só gostaria de refrescar “vossa” memória:
    O que o Brasil e o povo brasileiro é o deixa de ser hoje (dentre muitas outras influências, é claro), é herança da colonização. Assim sendo, queridos, somos restolho dum passado português. Resultado e obra prima, oriunda das vísceras portuguesas de outrora.

  61. Sou Brasileiro de origem Angolana, vivo em Angola e irei a Portugal para estudar. Existe portugueses e brasileiros ca em angola a trabalhar no hotel da minha familia e são muito unidos. ñ é a altura de discussão é o momento de erguerem as vcs cabeças e lutarem para o restablecimento de portugal, sejam otimistas que veem a oportunidade na desgraça e ñ como alguns portugueses pessimistas que veem a desgraça na oportunidade. EU ACREDITO Q PORTUGAL VAI SAIR DESTA CRISE. OBRIGADO.

  62. A SUGESTÃO DE UMA BOA FORMOLA DE PAGAR A DÍVIDA Á TROICA…
    É?-FASER COMO QUEREM NO CHIPRE!
    TAXAR A DÍVIDA RM 9.7 POR CENTO E OS
    JÚROS DEVERIAM SER PAGOS A ESSA GENTINHA,TAL COMO NOS PAGAM A NÓS NOS BANCOS.
    JÁ ÉRA TEMPO DE CORRER COM ESSA GENTE.
    QUÉM MAL GOVERNOU QUE PAGUE A DÍVIDA.

  63. CPLP, (No junta mom) para lutar contra pobreza, descriminação social, bairrismo, vamos ser um povo unido, abraçar uns aos outros e enviar saudações de amizade. love voces todos.

  64. Pai, perdoe todos os portugueses e brasileiros pois não sabem o que fazem…incluem nas suas parvoices o nome de outros povos (africanos,belgas…) Dizem que são os povos mais católicos do mundo…eis ai o exemplo. Pesquizem…sobre a Golden Sachs…

  65. Augusto Fernandes 8 de Maio de 2013 at 7:54 - Reply

    Sou timorense e vivo em Dili, capital de Timor-Leste. Pela primeira vez entro em contacto com todos os amantes do Facebook. Para todos os portugueses que,por ventura, lerem o meu comentario, apresento-vos os meus melhores cumprimentos. Eu espero boas noticias de voces todos. Nos ca em Dili estamos bem, embora com muitas actividades no desenvolvimento do nosso pais. Obrigado.

  66. carlos eduardo pacheco 30 de Agosto de 2013 at 4:42 - Reply

    cara é o seguinte quem tem algo ou qualquer coisa q seje com FMI ta ferrado irmão …vcs agora são escravos ..abraço e boa sorte

  67. Quanta besteira escrita nestes comentários. Portugal, Brasil. Não se pode comparar um país com o outro, em nada. Brasil um continente imenso, cheio de diversidades, tem muito a ser feito. A terra é muito rica, dá de tudo o ano inteiro, tem muito a ser feito em infraestrutura. Estradas, ferrovias, portos, saneamento e outros, sem contar com grandes investimentos na saúde, educação e segurança. É só acompanhar o crescimento do PIB, o aumento da arrecadação de impostos, a venda de automóveis e caminhões e produtos de todo tipo. O Brasil em 2014 passará de 30 marcas de fabricas de carros, acho que não existe em outro país essa marca.
    Concordo que o Brasil está passando por grandes dificuldades relacionadas à corrupção, o aumento de crimes, roubos, furtos, turismo sexual, não existe segurança em grandes capitais do país. Por outro lado a maioria das cidades médias são tranquilas. O povo acordou há pouco tempo para exigir do governo os seus direitos, acredito que vai melhorar. Dos trinta partidos políticos existentes hoje, não existe nenhuma diferença são todos iguais.
    Portugal é um país que já tem toda infraestrutura, é necessário apenas fazer a manutenção. Não se deve fazer comparação entre um país e outro, é diferente. Portugal tem uma historia triste. Desde Salazar se pensou em fazer o país rico, mas esqueceram do povo. O banco de Portugal cheio de ouro e o povo passando fome, teve que imigrar para todas as partes do mundo, e o que voltou a ocorrer recentemente, TRISTE isso. Sem contar o preconceito que existe dos portugueses residentes em Portugal com os portugueses imigrantes, desde as repartições publicas, policia, comercio e o povo em geral não vê no imigrante um trabalhador e que traz divisas para seu país, Portugal.
    Eu Sou Português, tenho dupla cidadania, vim para o Brasil há muito tempo e hoje convivo em Portugal e Brasil, o que escrevo é parte da realidade vivida pelos dois países e, não entendo porque os portugueses ofendem os brasileiros e você versa. Falam uma só língua. No passado, o Brasil precisou da imigração portuguesa e, Portugal precisou da imigração brasileira. Os dois países tem grandes dificuldades e ficam se ofendendo a troco de Que??????????????

  68. Onde esta a fortuna ???

    O Brasil foi explorado de todas suas riquezas durante 292 anos (ouro , prata, madeira que deu o nome, pedras, especiarias) . a troco de que ?

    Ja sei Bacalhau da noruega, a final a melhor
    bacalhoada e a portuguesa (gomes sa) , mas como se eles não pescam bacalhau?

    Estais de brincadeira?

    Roupas de Seda, (que vinha da china e oriente)?

    Que tristeza o ouro explorado virou comida e roupa. DURANTE 300 ANOS..

    Mas Portugal exportou para o mundo seus :

    Padeiros
    Motoristas de Taxi
    e encanadores (Mario) Percebes?

  69. Sou brasileiro, bisneto de Alexandre Caetano Pereira e Donatila de Souza Pereira, nomes portugueses e em algum ponto, de origem portuguesa. Que preconceito esse dos portugueses em relação aos brasileiros? Não tinha conhecimento desta atitude. Será que por despeito porque depois das independências das suas colônias não fizeram mais nada importante? Acostumaram com boa vida? Para estes portugueses que falaram palavras desconexas sobre os brasileiros e também de outros povos, não portugueses, aconselho procurar ajuda médica, ou arregaçar as mangas da camisa e trabalhar. Vão trabalhar e pagar as suas contas! Ou venham para cá, se tiverem qualificação. Façam como muitos já fizeram e daí poderão trabalhar e até enviar recursos para ajudar seu país e a sua gente. Façam algo útil e fechem as suas bocas, ou se enterrem seus trastes! Em nossa história nunca precisamos da Inglaterra, ou de outro país para nos ajudar e ainda assim fomos espoliados quando colônia, adivinhem por quem? E com que moral somos acusados de preguiçosos, caros ignóbeis!
    Nestas manifestações daqui, a maioria são brasileiros falando em amizade e acolhimento. Certamente muitos portugueses merecem toda a nossa consideração e este é o melhor legado que temos deste país descobridor. A estes portugueses minhas desculpas, porém dá pena ver estas laranjas podres que estão aí no meio. Decididamente estes não conhecem o Brasil e não sabem o que estão falando. Sugestão: comecem a conhecer o Brasil. Observação: o Rio de Janeiro não é o Brasil, é apenas mais um estado brasileiro, comecem pelo restante do país, onde há a verdadeira essência do que é o Brasil e não a imagem para turista ver. Vão entender porque o nosso mundo é bem maior.
    Desejo mudança e sucesso para os portugueses!

  70. É como tudo em todo lado há de tudo , já vi brasileiros trabalhadores e portugueses preguiçosos!! infelizmente cada vez mais os Portugueses têem de emigrar , gostavam que nós tratassem mal à nós Portugueses lá fora?? Pois eu não gosto que me tratem ou tratem mal os Portugueses espalhados pelo Mundo! Não façam aos outros o que não gostariam que vos fizessem à vocês!

  71. Lily, pessoas de mente sã e equilibradas são as que mantém o mundo evoluindo para o Bem Comum. Pessoas de mente atrofiadas e tacanhas, tecem comentários, vociferam, urram, grunhem… Ou seja, estão num estágio evolutivo em que não aprenderam o que é EDUCAÇÃO, RESPEITO, E AMABILIDADE. Tais seres, generalizam, e não se dão ao trabalho de raciocinar, para depois opinarem com propriedade e conhecimento de causa, sem no entanto descartar os motivos por situações que ocorrem no mundo. Pois o mundo é um só, e não deveria ser palco de guerras verbais, escárnios, ofensas, destemperos e crises de desequilíbrio. Como disseram aqui, Portugal tem suas qualidades como povo, tem virtudes, e tem defeitos, pois são SERES HUMANOS tanto quanto nós brasileiros ou outro povo. Um abraço.

  72. Sou Português e desde 2011 cidadão Brasileiro também, emigrei para o Brasil há 16 anos pois já adivinhava o desenrolar de pertencer a uma europa que no fundo Portugal nunca fez parte, afinal de contas sempre fomos “orgulhosamente sós” e conquistamos e descobrimos metade do mundo sozinhos porem, sem estrutura ou sabedoria para administrar o império.
    Isso podemos agradecer aos nossos governantes, reis e políticos que sabiamente sempre souberam entreter e roubar o povo, é curioso o monte de asneiras que li neste post pois um dos males do Brasil foi exatamente ter sido descoberto e colonizado pelos Portugueses, povo aventureiro e ousado por necessidade afinal de contas ficamos no cantinho da península ibérica numa estreita faixa de terra cercados por Espanha e pelo oceano atlântico, portanto, a única alternativa depois que o nosso bravíssimo Afonso Henriques sozinho e por birra decidiu que queria ser independente só havia uma coisa a fazer, há, é verdade tentamos umas incursões na África mas um Pais sem gente e sem recursos rapidamente foi engolido por outras nações, entre elas, os nossos “amigos” ingleses com os quais alias celebramos o mais antigo tratado de cooperação e proteção do tipo “deixa que eu te protejo, eu guardo para você!”, mas enfim dizia eu que o Brasil apesar do tamanho de um continente e dos seus 200 milhões de habitantes é no fundo uma cópia fiel de Portugal, povo pacato e sonhador, com uma classe politica de ladrões e corruptos geradores da desigualdade social e do crime, alias, tudo é feito para desviar a opinião pública da realidade, dá ao povo entretenimento, carnaval, samba e futebol vulgo touradas, fado e também futebol e fica tudo certo, memória curta para os governantes que entram e saem sempre agindo em proveito próprio, naturalmente eleitos pelo mesmo povo que sofre e que não viu ou fingiu que não viu!, similaridade também nas ditaduras, apesar de falarmos em liberdade de ir e vir, de expressão, mas na verdade qual a diferença entre democracia e ditadura, o povo continua sem moradia, sem comida, sem trabalho, liberdade de falar o que quiser e morrer de fome e da saúde publica que é um vergonha tanto no Brasil como em Portugal, meus caros conterrâneos do tempo que estou aqui observei que talvez a única razão que leva o brasileiro a deixar o seu Pais é a violência, aliás o único ponto em que realmente os dois países divergem, o crime e o desprezo pela vida, mas vos asseguro que em tudo o resto somos de fato irmãos, unidos pelo pensamento mesquinho, a falta de preparo, desorganização e mania de grandeza, um acha que é europeu e o outro se acha nos estados unidos, sei que serei duramente criticado mas, se Portugal tivesse ficado como província espanhola (já sei, vão falar que os espanhóis também são preguiçosos, bla, bla) talvez seriamos parte da península ibérica uma região independente e quem sabe uma potência, é só uma ideia…) e se o Brasil tivesse sido colonizado pelos ingleses e irlandeses, hoje talvez seria os estados unidos do brasil, enfim são só algumas ideias, no fundo há que lutar, ter esperança apostar numa nova geração de jovens que compreendam a situação e saibam administrar não para si mesmos mas para salvar uma nação, ambas necessitam de salvação, alias, a crise é global, o mundo tem excesso de produção, de poluição, de população e de ganancia, e paralelamente de fome, de doença, de desigualdade e de intolerância, somos todos iguais, Deus é só um e não tem religião, negro, branco, amarelo, vermelho que diferença faz, aliás acho que o maior feito de Portugal foi exatamente o de ter criado uma nova raça, uma nova cor e conseguido com um punhado de gente o controle de um quase continente e ter feito 200 milhões de pessoas falarem a mesma língua, querem mais que isso! na verdade o efeito da xenofobia vem do medo, nasce na crise, nasce na necessidade e no desespero, se critica e repudia tudo o que é diferente é um instinto animal de sobrevivência, mas meus amigos, somos seres humanos e se alguma coisa ainda se aproveita em Portugal com certeza é a educação com uma forte componente de cultura geral que deveria fornecer um melhor entendimento e discernimento dos problemas globais, então, deixem de olhar e invejar o vizinho e lutem, trabalhem, construam, eu faço a minha parte aqui no Brasil, tenho certeza de contribuir com meu esforço e dedicação para o crescimento e fortalecimento de todos os que privam comigo assim como fiz nos 31 anos que vivi e trabalhei em Portugal e que alias continuo fazendo através da família que deixei para trás, sou, com muito orgulho Português e Brasileiro, amo de igual modo os dois países e no que depender de mim lutarei e deixarei a minha marca, o meu esforço, a minha força nas duas nações que faço uma só!

  73. Pena haver tanta estupidez e ignorância,Portugal e Brasil são países que deviam apoiar-se mutuamente,há bons e maus portugueses assim como há bons e maus brasileiros,como é que pela escrita de alguns vê-se que são pessoas inteligentes mas tão idiotas e tristes . Portugal tem sido mal gerido desde á muito tempo e o povo português é pacifico demais e só quando a crise iniciou é que começou a interessar se pela politica pelas contas de resto era só futebol e receber os subsidios,quando há muito a união europeia pediu a Portugal para reduzir sua sustentação (agricultura, pesca,etc…) ninguém quis saber, na negociação com a Troika nem se preocuparam em saber o que estavam os politicos a fazer e a que preço o país estava a ser vendido a que juros ,Agóra é que se preocupam em ler entender …mais vale tarde que nunca .
    Portugal continua a ser um excelente país , pena são os bandidos que o gerem…assim como o Brasil

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>